Zeppelin Systems

História

De fabricante local de tanques à empresa de engenharia internacional



Todos conhecem a história dos dirigíveis do Conde Zeppelin, que levam seu nome. Os voos históricos bem como a tragédia do Himdenburg que sempre ficará na memória das pessoas.

Mudança transformada em oportunidade

 A história da grande companhia aérea esta intimamente ligada a história da Zeppelin Systems Gmbh, pois da queda de uma surgiu ascensão da outra.

Em 1947 a administração da aliança militar ordenou o desmantelamento e fechamento forçado do grupo de aviação. Sem planta fabril, o fim da organização Zeppelin parecia inevitável. No entanto, render-se não era uma opção para os orgulhosos colaboradores da Zeppelin. A empresa focalizou a riqueza do seu know-how acumulado durante a produção dos dirigíveis. Grandes obras primas tinham sido realizadas, especialmente baseadas na tecnologia de processamento de alumínio. Portanto, foi fundada a empresa Metallwerke Friedrichshafen GmbH e o novo começo foi feito com a produção de estruturas leves e grandes tanques para a indústria química.
  Exploração de oportunidades de crescimento

 O sucesso não demorou em chegar. Os silos da Zeppelin tiveram excelente reputação no mercado. Nos anos seguintes o portfolio foi ampliado, incluindo componentes chave para o manuseio de produtos a granel. Gradualmente a empresa se tornou especialista em armazenagem, transporte, mistura, dosagem e pesagem de materiais de alto valor agregado.

Subsidiárias foram fundadas na Bélgica, Itália, Índia, Cingapura, Estados Unidos, Brasil, Arábia Saudita, Coréia do Sul e China. As áreas de negócios da empresa foram substancialmente ampliadas no começo do novo milênio através de alianças estratégicas e aquisições.

Plantas de polímeros, processadores de plásticos & plantas de borracha, tecnologia alimentícia, processamento de líquidos e tecnologia de mistura são conduzidos pelos setores industriais, nos quais "nos sentimos em casa". Atualmente Zeppelin é líder mundial em instalações industriais para o manuseio de materiais de alta qualidade.


1900
1908
O Conde Ferdinand von Zeppelin (1838-1917) fundou a empresa Luftschiffbau Zeppelin GmbH em Friedrichshafen. Ele foi capaz de fundar a empresa devido a espetacular campanha de captação de recursos após uma tormenta ter destruído seu quarto dirigível. Ao valor de seis milhões de Reichsmark, a doação recebida representou maior campanha voluntária de captação de recursos no Império Alemão e a arrecadação não só foi usada como capital inicial para Luftschiffbau Zeppelin GmbH mas também permitiu ao Conde Zeppelin criar uma fundação. Até hoje, a Fundação Zeppelin (Zeppelin Stiftung) está envolvida na ZEPPELIN GmbH através da Luftschiff Zeppelin GmbH.
1987
O crescimento da indústria petroquímica no Brasil repercutiu em aumento da demanda por fornecedores locais para a tecnologia de silos e transporte. Baseada na cooperação tecnológica com Johannes Möller, JMB foi adquirida em 1987. Hoje sua razão social é Zeppelin Systems Latin America Equipamentos Industriais Ltda. com vendas, engenharia e fabricação de silos e componentes em São Paulo.
1992
Transporte pneumático, senda a principal especialização em instalações industriais de movimentação de produtos a granel, passou a ser parte integrante do know-how da Zeppelin através da aquisição da AVT-Anlagen- und Vertriebstechnik GmbH; abrindo o caminho para o fornecimento de instalações industriais internacionais.
2003
Com o crescimento da produção de polímeros na China, foi necessário converter o escritório de representação em uma empresa própria, especialmente devido as adjudicações de contratações locais. Foi fundada a Zeppelin China Beijing.
2005
A incorporação da MHT Ludwigsburg permitiu à Zeppelin abrir caminho no mercado de processamento de PVC e materiais compostos.
2005
Aparte da indústria de plásticos, que é um mercado tradicional para Zeppelin, foi feito um passo em direção projetos de plantas industriais para minerais e produtos de química fina mediante a incorporação da empresa FTF Fördertechnik Freital. Ao mesmo tempo, isto favoreceu a aproximação aos países da Europa Oriental.
2007
A aquisição da FAT Filtertechnik permitiu que Zeppelin aumentasse seus próprios produtos de tecnologia de filtragem e desenvolvesse filtros especiais para aplicações em instalações industriais.
2009
O acelerado crescimento da Índia foi a razão para fortificar a subsidiária existente através da aquisição da Alpha Engineering e aumentar a capacidade de engenharia. Esta aquisição é a base para futuras oportunidades de crescimento na Índia.
2010
Fundação da Zeppelin Systems Shanghai.
O desenvolvimento do mercado chinês foi responsável pela formação de uma joint-venture com um parceiro local para amalgamar o know-how da Zeppelin com os requisitos do mercado na China.
1950
Após  a total destruição da planta industrial da Zeppelin durante a segunda guerra mundial foi fundada a Metallwerke Friedrichshafen GmbH em 1950, cuja razão social posteriormente foi alterada  para Zeppelin Metallwerke, e em 1995 se transformou em ZEPPELIN GmbH, como é conhecida na atualidade. Foram introduzidas novas diretrizes às suas ativardes - inicialmente bem sucedidas no segmento de fabricação de tanques e componentes.
1954
Zeppelin conseguiu garantir um acordo exclusivo para os direitos de venta y manutenção de máquinas de construção  Caterpillar. Um novo campo de negócios foi criado, representando um marco histórico na vida da companhia.
1988-1998
Devido a crescente participação da Zeppelin em projetos de instalações industriais internacionais foram estabelecidas subsidiárias em mercados relevantes para a indústria petroquímica (Bélgica, Itália, Índia, Cingapura, USA). Desta forma, Zeppelin se situou perto dos clientes para proporcionar-lhes gestão de projetos. A planta na Bélgica para a fabricação de silos está localizada às margens da água, não somente para melhorar o acesso às indústrias petroquímicas na Bélgica e Holanda, mas também para permitir transportes diretamente via fluvial /marítima.
2001
Foi fechada uma parceria com JSW para extrusoras e H&B para tecnologias de embalagens sob o nome de Polymer Alliance, a fim de completar a cadeia de valor agregado para a concepção e construção de sistemas para polímeros. Atuando como único fornecedor, Polymer Alliance pode entregar sistemas completos para as "etapas posteriores ao reator" de uma única fonte. 
2004
Como parte da expansão estratégica das suas atividades, Zeppelin entrou no mercado da indústria de transformação. A experiência no processamento de borrachas e compostos plásticos foi incorporada à Zeppelin através da aquisição da Motan Materials Handling GmbH. 
2007
Aquisição da divisão da tecnologia de materiais a granel da Chronos Richardson e fundação da Zeppelin Systems na Inglaterra.

Tradicionalmente, Chronos Richardson tinha bom acesso aos mercados asiáticos nas áreas de processamento de negro de fumo e dosagem. Através desta aquisição, Zeppelin expandiu seus negócios na Ásia e ao mesmo tempo estabeleceu uma base na Inglaterra.
2008
O forte crescimento nos países árabes requeriu maior presença e gestão de projetos na região. Foi fundada a Zeppelin Systems Gulf com unidade fabril de silos bem como uma base regional para outros segmentos do mercado.
2009
A aquisição da Reimelt Henschel permitiu a expansão da empresa ao incorporar tecnologia de alimentos, de mistura e de processamento de líquidos. Pela primeira vez, as existentes redes internacionais estão ligadas entre si. Zeppelin passou a contar com bases adicionais na Europa, USA, Ásia e Austrália.
2012
A aquisição da KOKEISL, empresa de tecnologia em dosagem, pela Zeppelin, acrescentou experiência na área de dosagem.
2014
2014. Todos os direitos reservados à Zeppelin Systems Latin America Desenvolvido por Link e Cérebro